top of page

MITOS E VERDADES SOBRE A PSICOLOGIA

  • Karoline Lima
  • 20 de ago. de 2015
  • 1 min de leitura

Dia 27 de Agosto é Dia do Psicólogo e, para homenagear a psicologia e seus 53 anos da regulamentação no Brasil, separei alguns MITOS e VERDADES sobre a terapia.


Muitos desses mitos foram construídos devido ao histórico da profissão e nossa cultura, como por exemplo, “somente loucos vão ao psicólogo!. Aqui tentarei desconstruir alguns deles.


Respondendo ao primeiro mito, qualquer pessoa pode se beneficiar da psicoterapia e existem diversos motivos para a procura. Algumas pessoas procuram por já terem um diagnóstico, porém a psicologia também é preventiva e pode ser utilizada para gerenciar e equilibrar alguns aspectos.


Mito: Eu posso resolver meus problemas sozinho. Somente pessoas fracas vão ao psicólogo.

Cada um tem sua maneira de se relacionar com o “problema”, porém, por ser parte da situação, é difícil vê-la de outra perspectiva, observar novos caminhos. Através de técnicas e de seus conhecimentos o psicólogo oferece auxilio e, junto com o paciente, buscam pensar novas possibilidades.


Mito: Conversar com amigos ou familiares não gera o mesmo resultado?

Assim como você, um amigo ou familiar também pode estar envolvido na situação, seja fisicamente ou sentimentalmente, além das pré-concepções que eles já possuem a seu respeito.

Os psicólogos são livres de qualquer julgamento e possuem entendimento sobre os padrões de comportamento ou pensamento humano, tornando está “conversa” bem diferente quando é tratada com um amigo.


Continuarei falando sobre esse assunto e o desmistificando cada vez mais. Caso tenha alguma dúvida, me deixe uma mensagem que conversamos a respeito! ;)


Obrigada!


Karoline Lima

Psicóloga

(11) 9.4779-3309

 
 
 

Comments


Postagens em Destaque
Últimas Postagens
Histórico
Procure o que deseja por Tags

Telefone

(11) 9.4779-3309

  • Facebook Basic Black
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Siga também nas redes sociais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (Carl Jung)

bottom of page