top of page

DIA DOS PAIS: A IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE


Você que é pai, sabe da importância que você também tem no desenvolvimento de seus filhos? Será que é somente a mãe a responsável pela educação?

A figura paterna também é muito importante para a formação dos pequenos.


Estudos afirmam que a interação da criança com o pai é muito relevante na construção do desenvolvimento cognitivo e, principalmente, social, auxiliando na interação com o meio e impondo limites.


Além disso, a presença do pai é muito significante para a criança no momento em que ela precisa se “desprender” da mãe, como por exemplo, no desmame. Neste momento ele é o apoiador e vai auxiliar a criança a lidar com esta perda, promovendo segurança.


E se o pai for ausente? Como será o desenvolvimento de meu filho?

Lembrando que “Pai Ausente” não significa pais separados (aquele que foi embora), mas sim, aquele que se retirou e que não contribui com a educação e com a construção de identidade de seu filho. Ainda que resida na mesma casa, pode ser um “Pai Ausente”.


Embora a figura paterna seja importante, outras pessoas podem assumir este papel. Como falado anteriormente, a presença do pai é ideal para estabelecer limites na criança, papel este que pode ser representado por outro membro da família e pela própria mãe.


Sobretudo, é necessário que a mãe não se perca nos papéis, prejudicando a formação de caráter e identidade do filho. Não é necessário ser uma “super-mãe” para educar, é importante reconhecer quando é hora de buscar ajuda e não se sentir incapaz por isso.


Papais, o principal é construir uma relação de amor e confiança!


FELIZ DIA DOS PAIS!!


Karoline Lima

Psicóloga

(11) 9.4779-3309

Postagens em Destaque
Últimas Postagens
Histórico
Procure o que deseja por Tags
Nenhum tag.
bottom of page