GERENCIAMOS O TEMPO OU NÓS MESMOS?
- Karoline Lima
- 24 de jun. de 2015
- 1 min de leitura

Perguntou Alice ao coelho: “Quanto tempo dura o eterno?”. Ele respondeu: “Às vezes apenas um segundo.” (Aline no país das maravilhas)
Com certeza você já se pegou dizendo algumas dessas frases: “O TEMPO VÔA!”, “O tempo não para”, “Gostaria que meu dia tivesse 30 horas”, “NÃO TENHO TEMPO PARA NADA”... E aquela sensação de “sempre estar CORRENDO CONTRA O TEMPO”?
Somos tão bons em administrar tantas coisas... como finanças, empresas, nossos lares e POR QUE É TÃO DIFÍCIL ADMINISTRAR NOSSO TEMPO?
Ele não é palpável, diferente das outras coisas que administramos, por isso é tão difícil gerenciá-lo.
Além disso, ficamos grande parte do tempo pensando maneiras de ser produtivos, mas esquecemos que PRODUTIVIDADE não significa ter uma agenda cheia, pois sem organização e eficiência ela pode não significar nada.
Somos inseridos e nos inserimos em diferentes papéis e posteriormente temos que dar conta da RESPONSABILIDADE que eles podem nos trazer. Temos que ser pais, mães, filhos, amigos, líderes, empregados, profissionais, etc. Junto com esses papéis vem também muitas atividades e, consequentemente, a falta de tempo.
É necessário DISCERNIMENTO, ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA para conseguir se dividir nos diversos papéis e realizar aquilo que de fato é importante. Então, como conciliar?
A ferramenta PDCA (Plan, Do, Check, Action), em português, PLANEJAR, EXECUTAR, VERIFICAR E AGIR, é ótima para organização e planejamento, trazendo mais clareza para seus objetivos.
Com ela é possível determinar seus objetivos e suas metas, os métodos, verificar os efeitos e perceber a hora exata de agir.
Com isso, ficamos com a reflexão: DEVEMOS GERENCIAR O TEMPO OU NÓS MESMOS?
Avalie e comece desde já! ;)
Karoline Lima
Psicóloga
(11) 9.4779-3309
Kommentare